Monday 14 January 2008

Quanto o trabalho vale na vida?

A Marcia me fez pensar em algo interessante que estou vivendo aqui em Londres. Eh o fato do trabalho nao ser a coisa mais importante na vida das pessoas e elas nao tomarem as decisoes pensando nisso.

No Brasil, por inumeros motivos, estudar e trabalhar soam como as coisa mais valiosas que conquistamos, ou parece ser pra muita gente. Compreensivel, eh realmente a maior guerra no Brasil pra gente ter uma vida digna, eu nao falo por mim, pq sou um cara de sorte e sempre tive tudo, mas pelo que consigo ver. E mesmo para as pessoas de sorte, como nos, muitos guiam a vida por trabalho, muitos se sentem mais HUMANOS pq tem um cargo alto no trabalho ou ganham premios com trabalho ou pq fazem sucesso de alguma forma relacionado ao trabalho.

Aqui em Londres, tem uma cultura um pouco diferente. O trabalho que corre atras das pessoas. Enquanto eu ouco pessoas ai no Brasil falarem "se eu tirar 1 mes de ferias e ficar 30 dias longe da empresa, quando eu voltar meu cargo foi preenchido", aqui a empresa oferece um beneficio que vc pode tirar 3 meses de ferias a cada 3 anos trabalhados (alem de 1 mes normal todo ano) e na apresentacao que eu vi, o presidente da empresa falou que o unico problema desse beneficio eh que muitas pessoas NAO VOLTAM MAIS depois de 3 meses fora, pq descobrem outras coisas mais legais, resolvem viajar, curtir a vida etc. E eles precisam de uma especie de "comprometimento" que se vc ficar 3 meses fora vc nao vai resolver ficar sem fazer nada pra sempre. ehehehe. Eh engracado isso, pq ninguem tem medo de ficar desempregado aqui. Muitos saem pra viajar, curtir e voltam depois de 2 anos e por ai vai. Nao tem remorso e ninguem leva isso pro lado pessoal.

Ta sendo um bom aprendizado nessa questao e pode ser um bom tema pra gente discutir. E nesse quesito, eu, olha quem esta falando, mas temos o Japi, que eh literalmente um MESTRE nesse assunto. E ha muito tempo tem me ensinado que o mais importante eh curtir a vida e se vc for trabalhar, que seja por diversao.
:)

to com preguica de revisar o que escrevi, se tiver erros, deixa pra la, tenho que trabalhar aqui. ahahaha.

No comments: